Engines Of War
BBC Books
Se tem um livro que merecia ser traduzido pro português, é esse. Mas se você lê em inglês, pode comprar a versão física ou em ebook.
Onde se situa: exatamente antes do início do especial de 50 Anos.
“Eu tive vários rostos. Várias vidas. Eu não aceito todas elas. Há uma vida que eu tentei duramente esquecer – o Doutor que lutou na Guerra do Tempo.“
Durante uma batalha em que o War Doctor liderava uma flotilha de Tardises, a dele acaba caindo no planeta Moldox. Num cenário apocalíptico, digno de Mad Max, Daleks patrulham a área, levando embora os habitantes restantes.
Procurando por respostas, o Doutor encontra Cinder, uma garota caçadora de Daleks, que o acompanha na busca dos motivos pelos quais os Daleks simplesmente não exterminaram todos.
Essa busca acaba levando-os de volta a Gallifrey e aos planos de Rassilon aquele filho duma égua para vencer a Guerra do Tempo a qualquer custo.
Dica de amiga: antes, durante ou após a leitura do livro assista os seguintes episódios:
– da série clássica: The Five Doctors, o especial de 20 anos de Doctor Who que conta com o 1st (Richard Hurdnall, uma vez que o Hartnell já havia falecido), 2nd, 3rd e 5th Doctors – e o 4th em cenas “roubadas” de Shada, já que o Tom Baker não quis participar…
– da série moderna: Parting Of The Ways (finale do 9th), The Stolen Earth, The End Of Time I e II e, claro, The Day Of The Doctor.
Se você é como eu e gosta de dar vozes na sua mente aos personagens, é obrigatório ler com a voz rascante do John Hurt – a experiência fica até mais rica. O mesmo pro Rassilon com o Timothy Dalton (incluindo os perdigotos).
É muito legal ver a gota d’água pro Doc, o momento em que ele decide que a Time War precisa acabar, nem que pra isso ele tenha que usar o Momentum e destruir Gallifrey. Tanto que o livro termina exatamente onde o especial de 50 anos começa, e o já ícônico No More.
E pra quem quer saber mais do Doutor da Guerra, há duas opções:
1) os quadrinhos do 11th Doctor – Ano Dois
2) os áudios da Big Finish: Only The Monstruous (2015), Infernal Devices (2016), Agents of Chaos (2016) e Casualties Of War (que foi lançado pouco depois da morte de Sir John Hurt, em janeiro de 2017)
E você, já leu Engines of War? O que achou? Conta pra gente!