Tom Baker e David Tennant juntos em “Out of Time Vol. 1”

Out Of Time 1 (Matt Fitton)

“A Catedral da Cotemplação é um enigma, existindo fora do tempo. Ela viaja através da história, abrindo suas portas ao redor do universo para oferecer consolo àqueles que precisam.

De vez em quando o Doutor passa por lá – enquanto ele evita seu destino, é o lugar ideal para ter alguma perspectiva. Só que dessa vez ele já está lá, muitas vidas antes; então, quando as barreiras do tempo caem, passado e presente colidem.

E quando os Daleks invadem e tomam o controle da Catedral, dois Doutores precisam se unir para pará-los – ou serem exterminados em dobro.”

Se você precisa de 58 minutos para procrastinar, dê play nesse áudio.

Começamos com o 10th entrando na Catedral pela porta oeste e sendo recebido pela Abadessa, que o reconhece na hora e diz que ele só aparece por lá quando está com problemas – ou atarantado. Ele diz que está de férias e quer visitar a Galeria Panorâmica para ter uma perspectiva, enquanto a Abadessa diz que seria melhor ele ir para um dos Quartos de Meditação.

Enquanto isso, na porta norte, o 4th entra na Catedral com Jora, uma jovem do século XXVI que ele resgatou pelo caminho, e vai para um dos Quartos de Meditação cheio de afrescos de Michelangelo. De repente, um curto circuito nas barreiras dimensionais junta 10th e 4th.

[entra o DOO WEE DOO da era Tennant]

O 10th vai se apresentar e como ele não pode usar Doctor nem John Smith, ele usa o nome de John Tyler e pergunta a Jora se o Doutor perguntou os motivos pelos quais ela estava fugindo. Em outra porta, uma tropa comandada pelo Capitão Zenna está atrás de Jora, filha do capitão.

A Abadessa descobre que os dois Doutores estão juntos e leva o 10th embora, deixando o 4th para lidar com Jora e Zenna. O 10th fala para a Abadessa que não se lembra do que aconteceu e ao mesmo tempo as lembranças voltam; por precaução a Abadessa toma a sonic do Doutor. Ela pergunta porquê ele foi para lá, e ele confessa que está evitando ir para onde deveria, já que ele ainda tem muito o que fazer (o que coloca essa aventura na época dos especiais).

Corta para Jora contando que Zenna é pai dela e que ela estava fugindo da guerra. O Doutor diz que teria feito o mesmo e que ela não é covarde por conta disso. Zenna, por sua vez, está com o 10th defendendo sua guerra – para desespero do Doutor. Tanto Zenna quanto Jora começam a falar do inimigo, que por sua vez está tentando invadir a Catedral através de um corredor temporal – os Daleks. A Abadessa manda seu assistente, Kivill, proteger os peregrinos e buscar o Doutor – o que não usa cachecol – e acaba morta pelos Daleks.

Os dois Doutores se juntam ao descobrir a invasão e começam a traçar uma rota para salvar os peregrinos. As barreiras dimensionais caem e eles encontram todos os peregrinos no mesmo lugar. Eles incubem Marna, uma piloto, a tirar todos de lá e levá-los para um lugar mais seguro.

Zenna e Jora se juntam a eles, o 10th começa a fanboyzar e finalmente a ficha do 4th começa a cair que ele e terno de risca são a mesma pessoa. Ver – ou melhor ouvir – os dois juntos é uma delícia, porque você não sabe onde termina o Doutor olhando orgulhoso para o seu passado e onde começa David Tennant tendo um ataque porque está contracenando com Tom Baker (infelizmente esse áudio foi gravado à distância durante a quarentena, porque eu gostaria muito de imagens de David Tennant no mesmo recinto que Tom Baker parecendo uma criança de 10 anos de idade).

Os Daleks tomam a Catedral com a ideia de usá-la como arma de guerra, mas não conseguem controlá-la porque eles mataram a Abadessa e ela é parte importante da engrenagem, já que seu povo também tem o poder de controlar o tempo.

Os Doutores também precisam chegar ao painel de controle para tentar encontrar um jeito de sair da Catedral, e qual deles vai é decidido numa mão de jokempo. O 4th ganha roubando e o 10th vai atrás dele, desesperado – antes ele ser morto pelos Daleks e regenerar (já que ele sabe que o fim está próximo) do que o 4th, uma vez que alterar essa regeneração (se é que os Daleks deixariam ele regenerar) colocaria em risco todo o futuro do Doutor. Mas enquanto o 4th está de boas com morrer (“você é a prova da minha mortalidade, parado na minha frente… você existe; logo, eu já parti há muito tempo”) o 10th continua no seu desespero de não querer regenerar de nenhum jeito, já que a próxima vida teoricamente é a última.

Zenna e Jora encontram os Doutores; o 10th fica com Jora e o par encontra Kivill, que indica outros modos de sair dali, destruindo alguns Daleks pelo caminho. O 4th e Zenna estão indo tentando encontrar um jeito de chegar à sala de controle quando o Doutor diz que o Dalek Supremo está na Catedral – e aí descobrimos que Zenna é apenas um clone comandado pelos Daleks para encontrar o Doutor, sendo exterminado depois de ter sua missão concluída, com o 4th sendo levado à força.

O 10th sente os efeitos do que está acontecendo com o 4th e conta a Jora que seu pai está morto. O 4th, por sua vez, acorda sendo ameaçado pelos Daleks, que querem que ele comande a Catedral – e o Doutor fala que isso não vai ser possível, já que a falta da Abadessa está colapsando a Catedral. Do outro lado, o 10th chega aos peregrinos e encontra um modo de tirá-los de lá.

Os Daleks percebem que só o 4th não vai fazer a Catedral funcionar. É o momento que eles descobrem que existe um outro Doutor lá e cometem o erro de juntar os dois no mesmo lugar – na verdade, o 10th bateu na porta dos Daleks, mas ainda assim é um erro da parte deles deixar dois Doutores juntos.

O 10th pede para fazer um teste antes, abrindo a porta oeste para os peregrinos saírem, e os Daleks permitem. Os Daleks pedem para os Doutores abrirem a porta norte na Terra, e esse é um erro ainda maior – 4th e 10th fazem contato, com o 4th controlando a localização do planeta e ficando para o 10th o quando, e mandando os Daleks para 5.5/apple/26 (também conhecido como o dia em que o sol expandiu em The End Of The World), matando todos os Daleks que estavam no corredor temporal e deixando o 4th desesperado.

E enquanto os Doutores enrolam o Dalek Supremo, Jora entra no controle central e atira nele com a arma do pai.

Com tudo resolvido, o 4th conta que acabou de voltar de Gallifrey e o 10th e o parabeniza por ser o novo Lord Presidente (mostrando que, do ponto de vista do 4th, essa história se passa entre as temporadas 15 e 16) e diz que há muito tempo ele não visita o planeta natal. O 4th convida Jora para viajar com ele na Tardis, mas a garota diz que prefere ficar em Maghellan – 3 sóis, praia, carnaval e diversão, o 10th diz que não tira a razão dela.

O 4th pergunta porque o 10th não viaja com ninguém e diz que se despediu há pouco de Sarah Jane, e o 10th diz que esteve no casamento dela. O mais novo diz que não sabe o que não sabe o que aconteceu, mas dá um conselho: tente encarar o futuro com esperança. Ache mais amigos. Quem pode resistir a uma porta mágica para qualquer lugar no tempo e espaço? Nós não pudemos. Ele, então, pede uma dica do que está por vir e o 10th diz que ele vai conhecer uma Time Lady e sossegar por um tempo – com um cachorro. O 4th não acredita e convida o 10th para viajar com ele, que recusa, e eles se separam. Fim.

Eu ouvi isso às 7:30 da manhã e deixou meu dia muito mais leve. O 10th é a versão fanboy dos seus eus passados e emula muito a reação dos próprios fãs que estão ouvindo.

Como plot, é uma aventura Doctor Who 101, com Daleks, planos mirabolantes e poderia muito bem ter passado na TV em 2009 durante os especiais. Diversão garantida.

Junto com o lançamento de Out Of Time 1 tivemos a divulgação de que será uma trilogia:

  • Out Of Time 2 – The Gates Of Hell será lançado em junho de 2021 e trará o 10th e o 5th lutando contra os Cybermen nas catacumbas de Paris no século XIX. O autor, David Llewellyn, deixou escapar no twitter que este áudio terá uma participação especial que ainda será anunciada (e que eu espero muito que seja a Jenny, e que o áudio tenha sido gravado durante um dos almoços de domingo da família Davison/Tennant);
  • Out Of Time 3 – Wink, escrito por Lisa McMullin, será lançado em julho de 2022 e trará 10th e 6th se unindo para derrotar o Weeping Angels num planeta cuja população não tem visão.

Já ouviu Out Of Time? Está empolgado com o fato de que teremos uma trilogia? Comente aqui ou nas nossas redes sociais.

Em breve voltamos com mais reviews de Universo Expandido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s