Out Of Time 1 (Matt Fitton)
“A Catedral da Cotemplação é um enigma, existindo fora do tempo. Ela viaja através da história, abrindo suas portas ao redor do universo para oferecer consolo àqueles que precisam.
De vez em quando o Doutor passa por lá – enquanto ele evita seu destino, é o lugar ideal para ter alguma perspectiva. Só que dessa vez ele já está lá, muitas vidas antes; então, quando as barreiras do tempo caem, passado e presente colidem.
E quando os Daleks invadem e tomam o controle da Catedral, dois Doutores precisam se unir para pará-los – ou serem exterminados em dobro.”
Se você precisa de 58 minutos para procrastinar, dê play nesse áudio.
Começamos com o 10th entrando na Catedral pela porta oeste e sendo recebido pela Abadessa, que o reconhece na hora e diz que ele só aparece por lá quando está com problemas – ou atarantado. Ele diz que está de férias e quer visitar a Galeria Panorâmica para ter uma perspectiva, enquanto a Abadessa diz que seria melhor ele ir para um dos Quartos de Meditação.
Enquanto isso, na porta norte, o 4th entra na Catedral com Jora, uma jovem do século XXVI que ele resgatou pelo caminho, e vai para um dos Quartos de Meditação cheio de afrescos de Michelangelo. De repente, um curto circuito nas barreiras dimensionais junta 10th e 4th.
[entra o DOO WEE DOO da era Tennant]
O 10th vai se apresentar e como ele não pode usar Doctor nem John Smith, ele usa o nome de John Tyler e pergunta a Jora se o Doutor perguntou os motivos pelos quais ela estava fugindo. Em outra porta, uma tropa comandada pelo Capitão Zenna está atrás de Jora, filha do capitão.
A Abadessa descobre que os dois Doutores estão juntos e leva o 10th embora, deixando o 4th para lidar com Jora e Zenna. O 10th fala para a Abadessa que não se lembra do que aconteceu e ao mesmo tempo as lembranças voltam; por precaução a Abadessa toma a sonic do Doutor. Ela pergunta porquê ele foi para lá, e ele confessa que está evitando ir para onde deveria, já que ele ainda tem muito o que fazer (o que coloca essa aventura na época dos especiais).
Corta para Jora contando que Zenna é pai dela e que ela estava fugindo da guerra. O Doutor diz que teria feito o mesmo e que ela não é covarde por conta disso. Zenna, por sua vez, está com o 10th defendendo sua guerra – para desespero do Doutor. Tanto Zenna quanto Jora começam a falar do inimigo, que por sua vez está tentando invadir a Catedral através de um corredor temporal – os Daleks. A Abadessa manda seu assistente, Kivill, proteger os peregrinos e buscar o Doutor – o que não usa cachecol – e acaba morta pelos Daleks.
Os dois Doutores se juntam ao descobrir a invasão e começam a traçar uma rota para salvar os peregrinos. As barreiras dimensionais caem e eles encontram todos os peregrinos no mesmo lugar. Eles incubem Marna, uma piloto, a tirar todos de lá e levá-los para um lugar mais seguro.
Zenna e Jora se juntam a eles, o 10th começa a fanboyzar e finalmente a ficha do 4th começa a cair que ele e terno de risca são a mesma pessoa. Ver – ou melhor ouvir – os dois juntos é uma delícia, porque você não sabe onde termina o Doutor olhando orgulhoso para o seu passado e onde começa David Tennant tendo um ataque porque está contracenando com Tom Baker (infelizmente esse áudio foi gravado à distância durante a quarentena, porque eu gostaria muito de imagens de David Tennant no mesmo recinto que Tom Baker parecendo uma criança de 10 anos de idade).
Os Daleks tomam a Catedral com a ideia de usá-la como arma de guerra, mas não conseguem controlá-la porque eles mataram a Abadessa e ela é parte importante da engrenagem, já que seu povo também tem o poder de controlar o tempo.
Os Doutores também precisam chegar ao painel de controle para tentar encontrar um jeito de sair da Catedral, e qual deles vai é decidido numa mão de jokempo. O 4th ganha roubando e o 10th vai atrás dele, desesperado – antes ele ser morto pelos Daleks e regenerar (já que ele sabe que o fim está próximo) do que o 4th, uma vez que alterar essa regeneração (se é que os Daleks deixariam ele regenerar) colocaria em risco todo o futuro do Doutor. Mas enquanto o 4th está de boas com morrer (“você é a prova da minha mortalidade, parado na minha frente… você existe; logo, eu já parti há muito tempo”) o 10th continua no seu desespero de não querer regenerar de nenhum jeito, já que a próxima vida teoricamente é a última.
Zenna e Jora encontram os Doutores; o 10th fica com Jora e o par encontra Kivill, que indica outros modos de sair dali, destruindo alguns Daleks pelo caminho. O 4th e Zenna estão indo tentando encontrar um jeito de chegar à sala de controle quando o Doutor diz que o Dalek Supremo está na Catedral – e aí descobrimos que Zenna é apenas um clone comandado pelos Daleks para encontrar o Doutor, sendo exterminado depois de ter sua missão concluída, com o 4th sendo levado à força.
O 10th sente os efeitos do que está acontecendo com o 4th e conta a Jora que seu pai está morto. O 4th, por sua vez, acorda sendo ameaçado pelos Daleks, que querem que ele comande a Catedral – e o Doutor fala que isso não vai ser possível, já que a falta da Abadessa está colapsando a Catedral. Do outro lado, o 10th chega aos peregrinos e encontra um modo de tirá-los de lá.
Os Daleks percebem que só o 4th não vai fazer a Catedral funcionar. É o momento que eles descobrem que existe um outro Doutor lá e cometem o erro de juntar os dois no mesmo lugar – na verdade, o 10th bateu na porta dos Daleks, mas ainda assim é um erro da parte deles deixar dois Doutores juntos.
O 10th pede para fazer um teste antes, abrindo a porta oeste para os peregrinos saírem, e os Daleks permitem. Os Daleks pedem para os Doutores abrirem a porta norte na Terra, e esse é um erro ainda maior – 4th e 10th fazem contato, com o 4th controlando a localização do planeta e ficando para o 10th o quando, e mandando os Daleks para 5.5/apple/26 (também conhecido como o dia em que o sol expandiu em The End Of The World), matando todos os Daleks que estavam no corredor temporal e deixando o 4th desesperado.
E enquanto os Doutores enrolam o Dalek Supremo, Jora entra no controle central e atira nele com a arma do pai.
Com tudo resolvido, o 4th conta que acabou de voltar de Gallifrey e o 10th e o parabeniza por ser o novo Lord Presidente (mostrando que, do ponto de vista do 4th, essa história se passa entre as temporadas 15 e 16) e diz que há muito tempo ele não visita o planeta natal. O 4th convida Jora para viajar com ele na Tardis, mas a garota diz que prefere ficar em Maghellan – 3 sóis, praia, carnaval e diversão, o 10th diz que não tira a razão dela.
O 4th pergunta porque o 10th não viaja com ninguém e diz que se despediu há pouco de Sarah Jane, e o 10th diz que esteve no casamento dela. O mais novo diz que não sabe o que não sabe o que aconteceu, mas dá um conselho: tente encarar o futuro com esperança. Ache mais amigos. Quem pode resistir a uma porta mágica para qualquer lugar no tempo e espaço? Nós não pudemos. Ele, então, pede uma dica do que está por vir e o 10th diz que ele vai conhecer uma Time Lady e sossegar por um tempo – com um cachorro. O 4th não acredita e convida o 10th para viajar com ele, que recusa, e eles se separam. Fim.
Eu ouvi isso às 7:30 da manhã e deixou meu dia muito mais leve. O 10th é a versão fanboy dos seus eus passados e emula muito a reação dos próprios fãs que estão ouvindo.
Como plot, é uma aventura Doctor Who 101, com Daleks, planos mirabolantes e poderia muito bem ter passado na TV em 2009 durante os especiais. Diversão garantida.
Junto com o lançamento de Out Of Time 1 tivemos a divulgação de que será uma trilogia:
- Out Of Time 2 – The Gates Of Hell será lançado em junho de 2021 e trará o 10th e o 5th lutando contra os Cybermen nas catacumbas de Paris no século XIX. O autor, David Llewellyn, deixou escapar no twitter que este áudio terá uma participação especial que ainda será anunciada (e que eu espero muito que seja a Jenny, e que o áudio tenha sido gravado durante um dos almoços de domingo da família Davison/Tennant);
- Out Of Time 3 – Wink, escrito por Lisa McMullin, será lançado em julho de 2022 e trará 10th e 6th se unindo para derrotar o Weeping Angels num planeta cuja população não tem visão.
Já ouviu Out Of Time? Está empolgado com o fato de que teremos uma trilogia? Comente aqui ou nas nossas redes sociais.
Em breve voltamos com mais reviews de Universo Expandido.