Onde e quando: um guia para Time Lord Victorious

Ou melhor: uma tentativa de guia.

Vou fazer esse post baseado em 2 coisas: a newsletter de Doctor Who (que por algum motivo inexplicado foi parar na minha caixa de spam) e nessa postagem do site Blogtor Who e que foi retuitada pela própria Big Finish.

E amigos, se vocês achavam a timeline da River confusa, bem vindos a TLV.

Segundo a newsletter, nós não temos 3 histórias se sobrepondo – que seriam os Doutores – mas sim SEIS personagens cujas histórias se interligam. Isso que permite que você siga um, dois ou todos. Além dos 3 Doutores, temos os caminhos dos Daleks, de Brian, o Ood e dos Kotturuh.

Eu vou começar pelo caminho dos Doutores, que é o que a maior parte das pessoas vai querer acompanhar:

1) 8th Doctor: o caminho dele vai de um planeta onde o tempo foi ferido até uma aliança inusitada e preocupante com um Esquadrão Dalek do Tempo. Juntos, eles vão combater o Time Lord Victorious, que marca o fim da trégua.

Para seguir esse caminho você vai:

  • ouvir Echoes of Extinction, quando ele percebe que o tempo está sendo reescrito;
  • ouvir He Kills Me, He Kills Me Not, quando ele chega em um planeta em ruínas e descobre que está sendo caçado;
  • ouvir The Enemy Of My Enemy, onde ele forma a aliança com os Daleks, a fim de localizar a causa dos distúrbios no tempo (e ele desconfia que os Daleks sabem mais do que estão falando);
  • ler o livro All Flesh Is Grass, quando ele e os Daleks viajam aos Tempos Sombrios para confrontar aquele que perturba o tempo;
  • ouvir Mutually Assured Destruction, com o fim da trégua entre o Doutor e os Daleks.

2) 9th Doctor: ele e Rose se encontram no meio da Grande Guerra Vampírica dos Tempos Sombrios. Suas jornadas para descobrir porquê eles foram jogados em um passado tão distante vai levá-los ao conflito com o Time Lord Victorious.

Pra seguir esse caminho (que é mais curto) você vai:

  • ler a HQ da Doctor Who Magazine Monstrous Beauty. O Doutor descobre que a Tardis, de algum modo, o levou para os Tempos Sombrios através de uma fratura no tempo. Ele e Rose são pegos no meio da guerra contra os Grandes Vampiros, mas pode ser que haja uma batalha ainda maior a ser lutada;
  • ler o livro All Flesh Is Grass, onde o 9th percebe porquê ele foi parar nos Tempos Sombrios: uma das Raças Proibidas está em perigo. Pode ele salvar os Kotturuh?

3) 10th Doctor

O caminho do 10th Doutor (parece coisa de livro do Paulo Coelho isso de caminho, sorry) é o mais difícil – e o mais longo. Depois de receber o aviso do Dalek Imperador, ele volta aos Tempos Sombrios determinado a acabar com o reino da morte dos Kotturuh. Vestindo o manto de Time Lord Victorious, ele luta contra os Kotturuh, os Daleks e até as suas versões mais novas. Ao final, ele se vê buscando respostas.

Pra essa zona toda você vai:

  • ler a HQ da Titan Defender of the Daleks, quando o Doutor cai em uma fratura temporal bem no meio do Império Dalek, onde ele descobre que tem algo errado com o tempo;
  • assistir The Waters of Mars. Sim, o episódio da TV lá dos especiais antes da saída do Tennant!
  • ler o livro The Knight, The Fool And The Dead. De volta aos Tempos Sombrios, o Doutor toma conhecimento da existência dos Kotturuh, Aqueles Que Trazem A Morte. O Doutor, então, decide vencer a morte.
  • ler o livro All Flesh Is Grass. O Doutor vai longe demais e o universo fica por um fio. Três Doutores, cada um ao seu modo, provam exatamente porquê o Doutor não pode comandar uma batalha.
  • ouvir o áudio The Minds of Magnox. O Décimo e Brain se deparam com o poder das Mentes de Magnox. O Doutor espera que eles tenham a resposta para uma terrível questão.
  • ouvir o áudio Echoes Of Extincition, quando o Décimo retorna pela fratura temporal até um planeta onde o tempo foi dividido.

4) Daleks: nossos saleiros prediletos têm seu próprio caminho também. Para eles, começa com um aviso impossível vindo de bilhões de anos atrás. O Imperador, então, forma um Esquadrão Do Tempo. Mas mesmo em uma aliança com seu maior inimigo, irão eles sobreviver a um encontro com o Time Lord Victorious? Apenas no que se segue quando eles vão acertas as contas com o Oitavo é que eles descobrem a verdade.

Aqui, você vai precisar:

  • ler o conto The Last Message, que vem encartado nos bonequinhos da Hero Collector. O Dalek Imperador recebe um aviso vindo de bilhões de anos no passado;
  • ler a HQ da Titan Defender of the Daleks. O Décimo Doutor se vê perseguido pelos Daleks. O que acontece depois é ainda mais impossível.
  • ouvir o áudio The Enemy Of My Enemy. O Imperador Dalek ordena que o Oitavo salve o universo. Mas será só isso?
  • ler o livro All Flesh Is Grass. O Esquadrão Dalek do Tempo chega os Tempos Sombrios;
  • ler o conto Mission to The Known (que também vem encartado nos bonequinhos da Hero Collector). O Dalek Imperador revela seu Plano Final;
  • ouvir o áudio Mutually Assured Destruction. O Esquadrão Dalek do Tempo foge dos Tempos Sombrios – mas eles não estão sozinhos;
  • ler o conto Exit Strategy (também da Hero Collector). O Dalek Estrategista considera as suas opções;
  • participar do Escape Room (se você estiver no UK) A Dalek Awakens, onde o último sobrevivente do Esquadrão Dalek do Tempo toma o controle da Nave Espacial Futuro.

5) Brian, o Ood Assassino. Quem é Brian, o Ood Assassino, afinal? Bom, Brian é um Ood que foi comprado por uma guilda de criminosos chamada Ordem Menor de Oberon que achou que ia ser uma boa treinar um Ood pacífico pra ser um assassino de primeira linha. No final, Brian matou todo mundo da guilda, mas o treinamento fez com que ele tivesse dupla personalidade: metade mordomo, metade serial killer.

Em TLV, Brian está caçando seu próximo alvo, o Oitavo Doutor, quando se vê voltando aos Tempos Sombrios com o Décimo. Mas, no final, podemos ter a prova de que Brian é mais confiável do que parece.

Gostou do Brian? Pra história dele você vai:

  • ouvir o áudio He Kills Me, He Kills Me Not. A última missão de Brian vai por água abaixo quando ele se encontra com o Oitavo;
  • ler o livro The Knight, The Fool And The Dead. Trabalhando nos Tempos Sombrios, Brian vai levando a vida como assassino até que ele encontra outro – conhecido como O Doutor;
  • ler o livro All Flesh Is Grass. Jogado em uma batalha letal, Brian oferece ao Décimo Doutor a sua ajuda. O que pode dar errado?
  • ouvir o áudio da BBC The Minds Of Magnox. Fugindo com o Décimo, Brian decide que não se importa de que lado ele vai ficar, desde que seja o lado vencedor.

6. Os Kotturuh. Os Kotturuh são Aqueles Que Trazem A Morte. Nos Tempos Sombrios todos os seres nasciam imortais, mas os Kotturuh viajavam pelo universo, visitando os planetas e dando a cada raça o tempo de vida necessário para que eles contribuam para as melhorias do universo. Mas a chegada o Time Lord Victorious, vindo de um futuro distante, ameaça tudo.

Para mais informações sobre os Kotturuh nisso tudo:

  • leia a newsletter de Doctor Who que via sair dia 23 de setembro com o conto The Dawn Of The Kotturuh, onde eles se autodenominam Aqueles Que Trazem A Morte;
  • leia o conto da Annual 2021 The Guide To The Dark Times, com os Kotturuh viajando pelos Tempos Sombrios;
  • leia o livro The Knight, The Fool And The Dead, quando o Décimo encontra os Kotturuh nos Tempos Sombrios;
  • leia o livro All Flesh Is Grass, quando os Tempos Sombrios sofrem as consequências das ações do Doutor.
  • ouça o áudio da BBC The Minds of Magnox. As Mentes de Magnox se acham superiores aos Kotturuh. Qual o segredo deles?
  • ouça a dupla de Short Trips da Big Finish focadas no Mestre. Em Master Thief, o Mestre quer roubar o cofre mais seguro do universo, O Repositório. Ele tem um plano e uma arma mortal para auxiliá-lo; em Lesse Evils, os Kotturuh chegam ao planeta Alexis para distribuir o dom da morte aos seus habitantes.

UFA!

Espero que tenha dado pra entender que você não precisa consumir tudo pra saber o que se passa em TLV. Se você é fã do Nono, pode seguir só o caminho dele, por exemplo.

De todos, o mais complicado pra ter acesso por inteiro vai ser o dos Daleks, por conta dos contos que vêm encartados nos bonecos da Hero Collector e do Escape Room. Mas a HQ e os livros já dão uma boa ideia do papel deles nisso tudo.

O caminho principal, sem dúvida, é o do Décimo, o próprio Time Lord Victorious. E a peça mais importante do quebra cabeça todo me parece que vai ser o livro All Flesh Is Grass, o grande encontro de todos os caminhos – ele vai ser lançado em dezembro e a autoria é da Una McCormack.

Estamos só no começo ainda. Defender Of The Daleks deixou o hype bem alto até pra quem não estava colocando muita fé nessa colcha de retalhos toda (confesso que eu mesma estava com um pé atrás nisso tudo). Mas é brilhante ver como o James Goss pegou uma fala isolada em Waters Of Mars e criou toda uma aventura envolvendo três Doutores, um paradoxo, seres do início dos Tempo… – e mantendo a pira do Décimo de não querer regenerar de jeito nenhum.

Aguardemos os próximos capítulos disso tudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s