Time Lord Victorious | He Kills Me, He Kills Me Not (Um faroeste. No espaço. Com um Ood mercenário)

“No planeta deserto de Atharna, a vida do Doutor está prestes a mudar para sempre.

Querendo visitar uma das Setecentas Maravilhas do Universo, ele é logo envolvido em uma teia de mentiras. Pior ainda, essa Maravilha do Universo desapareceu, e o Doutor está prestes a encontrar um de seus mais perigosos e dúbios adversários. O Doutor está prestes a conhecer Brian”.

Quando nós conhecemos Brian lá no livro nós ficamos sabendo que ele chegou em Andalian a bordo da Tardis e com o Doutor. Mas não aquela versão. Pois bem: aqui nós vemos o primeiro encontro entre Brian e o Doutor.

O áudio começa com duas mulheres fugindo de alguém. Uma delas se machuca e manda a outra – Soph – continuar fugindo, já que o perseguidor está atrás dela. Elas se despendem com um eu te amo; Soph foge e a outra enfrenta Brian, que pede para que ela saia do caminho para que ele possa matar a esposa dela e acabar com toda aquela correria.

Toca a abertura do Oitavo, que é uma música que me acalma demais.

Voltamos com o Doutor conversando com a Tardis e tentando descobrir para onde ele vai agora. Ele escolhe Atharna, um planeta oceano, onde ele pode aproveitar os cruzeiros e visitar a Estátua de Keitha. Mas quando ele chega em Atharna, o lugar é um deserto só – nada de oceano, nada de cidades flutuantes, navios ou estátua.

Enquanto isso, Brian e a mulher, Felicity, estão ambos feridos e procurando por ajuda. Eles veem o Doutor e agradecem por terem sido encontrados. Eles contam uma história de que estavam em um acidente com a nave e que foram atacados por bandoleiros, e estavam a caminho de um povoado atrás de ajuda.

Corta para a xerife Katherine entrando no bar de Samson. Os dois têm um sotaque mais falso que nota de três reais e pelamor Big Finish, pare de colocar atores britânicos para interpretar personagens americanos com sotaque sulista! Dói nos ouvidos e estraga a coisa toda. Sophie entra no bar pedindo ajuda para se esconder; Samson diz que não pode ajudar, mas a xerife ajuda a moça quando ela fala que um assassino está em seu encalço. Sophie, então, conta que ela e Felicity fugiram para casar e o pai de Felicity contratou Brian para matar Sophie e levar sua filha de volta para casa.

Na estrada para a cidade Brian pergunta o que o Doutor foi fazer em Atharna. Ele fica feliz dali realmente ser o planeta e comenta que a Atharna que ele conheceu não era remotamente parecida com aquele lugar, e que da última vez que ele esteve lá o planeta era um grande oceano. Felicity pergunta se ele não se enganou, já que aquele lugar sempre foi inóspito. O Doutor pergunta como ela sabe disso e a moça responde que é de dois planetas de distância – o Oitavo fala um nome, Felicity o corrige; ele pergunta o que aconteceu com o planeta que ele falou e ela disse que não conhece aquele nome.

Como diria o Chapolin, as antinhas de vinil do Doutor já começaram a apitar.

Brian começa a falar do planeta de onde ele e Felicity vieram, e de como a quebra de juramentos são punidas com a morte. Na cidade, a xerife convence Samson a esconder Sophie e diz que vai impedir que aconteça qualquer morte ali.

O Oitavo, Felicity e Brian chegam à cidade. O Doutor comenta que a Mosslin (espero que seja assim que se escreva) que ele conhece é uma cidade-flutuante, vibrante, com peregrinos visitando a estátua da deusa dos colonos. Eles encontram a clínica do doutor Craddock (mais um sotaque sulista desgraçado de ruim), que cuida tanto de gente quanto de robôs. O Doutor percebe que há uma placa indicando que ninguém morre ali há mais de dois mil dias.

“[Brian] ‘Vocês devem estar desapontados que o número de dias é tão alto…’

[Craddock] ‘Pelo contrário. É o maior período sem mortes que essa cidade já viu'”

O Doutor deixa Brian e Felicity aos cuidados de Craddock e vai procurar a xerife. Sophie ouve a conversa entre eles do seu esconderijo. O Oitavo ouve um barulho e vai fuçando as coisas pelo bar, encontrando Sophie, que pergunta por Felicity. Ela conta toda a história: que o pai de Felicity a criou para ser a filha perfeita, mas a garota quebrou a promessa de ser a garotinha do papai, se apaixonou e fugiu para casar. Brian foi contratado para matar Sophie e levar Felicity de volta para o pai.

A xerife pergunta como o Doutor se envolveu naquela confusão e ele diz que só queria ver uma estátua. Katherine explica que ali nunca houve estátua nenhuma – Atharna sempre foi um deserto. O Doutor conta que não só Atharna está “errada”; ele também nunca ouviu falar do planeta de Felicity e Sophie, e a falta da estátua demonstra que algo está errado com o tempo.

Na clínica, Felicity diz que Brian não pode matá-la. O Ood diz que o Sr. Bolinha não confia nela, e que, se precisar, ele vai matar Felicity antes dela matá-lo. Craddock aparece e diz que vai levá-los para o bar. Chegando lá, Brian dá um show de cinismo quando a xerife o revista procurando por armas – já que a arma dele é o Sr. Bolinha.

O Doutor e Sophie ouvem a conversa escondido. Quando Brian e Felicity sobem para o quarto, eles saem do esconderijo e começam a bolar um plano. O Doutor mexe nos heat shields (uma espécie de campo de força que faz as vezes de ar condicionado portátil) da xerife e de Craddock e liga para Brian com uma proposta.

Quando Brian desce para o bar, ele se depara com quatro Doutores – uma ótima atuação de Paulinho Magão fazendo quatro entonações diferentes – e Brian diz que vai matar todo mundo porque é mais fácil. Ele acaba matando só Craddock e foge. O Doutor e Katherine vão atrás do Ood, que está indo em direção à Tardis.

Brian tenta entrar na Tardis mas não consegue. A xerife atira no Ood, mas o Doutor interfere. Ele oferece a Brian tirá-lo de lá desde que Brian dê por encerrado o contrato com o pai de Felicity; o Sr. Bolinha se manifesta e o Ood diz que aceita, já que ele ainda está ferido. Quando o Doutor vai abrir a porta da Tardis para irem embora um portal para o vórtex se abre do nada e começa a sugar Brian. O Doutor tenta salvá-lo, mas o Ood é puxado e vai parar sabe lá deus onde (graças ao livro nós sabemos que, em algum ponto, o Oitavo reencontra Brian, viaja com ele, e o deixa em Andalia).

Ao entrar na Tardis para ir atrás de Brian o Doutor é recepcionado por Daleks, que informam que agora ele é prisioneiro – juntando (muito provavelmente) o próximo áudio à cena final de Defender Of The Daleks. Fim de áudio.

______

A história é muito boa: um faroeste que se passa no espaço é sempre uma ideia que tem tudo pra dar certo. O ritmo é bom, e você nem sente os 52 minutos. O que mata é o sotaque medonho, forçadíssimo.

Silas Carson é o mesmo ator que fez os Ood na série de TV e deixa Brian um Ood único. A dicotomia Brian/Sr Bolinha, aliás, é ótima e faz deles(s) o personagem mais legal do evento.

Ah, antes que eu me esqueça: Sophie e Felicity acabam ficando de vez em Atharna.

Pro plot de TLV, o que temos: as cagadas do Décimo, pelo jeito, mudaram muitas coisas no Universo. Planetas com ambientes diferentes, outros que existem mas não deveriam estar lá… mas pode também não ser só o Décimo a fazer bobagem em TLV: na Doctor Who Magazine desse mês há uma matéria muito boa sobre DALEKS!, explicando que os saleiros genocidas tentaram morder mais do que podiam, e isso fez com que eles entrassem em guerra com os Mechanoids e precisassem da ajuda do Doutor – nos dando uma ordem: DALEKS!, Defender e (provavelmente) He Kills Me. E se essa investida Dalek que deu errado causou algum efeito no universo?

E se não for nada disso, mas sim uma terceira coisa completamente diferente?

Muitas perguntas, algumas respostas e uma tonelada de dúvidas. Próxima parte disso tudo? Se você está acompanhando ao vivo, é dia 20 de outubro com o conto The Last Message, que faz parte dos bonequinhos da Hero Collector e que eu prometo que a gente vai dar os nossos pulos pra trazer pra vocês.

Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s