A Tale Of Two Time Lords – A Little Help From My Friends | O primeiro encontro de 13th e 10th nas HQs

Deveria ser o Ano 2 das HQs da Treze, mas a Titan e a BBC mudaram tudo e acabamos tendo uma espécie de trilogia paradoxal envolvendo ela e o Décimo. Até o nome do range das HQs mudou: a partir de novembro/2020 vai ser unicamente Doctor Who Volume tal.

Trilogia porque, além de A Tale Of Two Timelords, nós tivemos um encontro 10th/13th na HQ Defender Of The Daleks v.2 e vamos ter outro encontro deles em Alternating Current que é o v.1 da nova range e que começa exatamente onde Tale termina. Ou seja: TLV é só a terceira parte disso tudo.

Eu podia fazer um TCC sobre os motivos da BBC colocar o Décimo com a Treze em tudo – desde os óbvios motivos financeiros, já que David Tennant é o Tom Baker dessa geração, até ser um modo de forçar aquele bando de arrombado NMD a consumir as coisas da Treze – mas não vou. Não hoje, pelo menos.

Porque eu estou aqui pra falar dessa gracinha de história em forma de HQ, que traz de volta minha amada Martha Jones. Aliás, as HQs da 13th são muito boas – e eu vou continuar fazendo as reviews das edições passadas; é só que essa chegou hoje em casa e eu aproveitei o embalo.

Vamos lá então? Pegue a pipoca, evite piscar, cuidado com as coisas de plástico em casa e vem comigo!

“Reunidos pelo destino (e por uma Tardis sofrendo de enjoos causados por paradoxos), a Décima Terceira Doutora e o Décimo Doutor precisam trabalhar juntos para evitar que duas forças mortais invadam a Terra – tudo isso sem que eles façam com que o tempo imploda.

Começamos a HQ com a Tardis de ovo virado porque a Doutora não deixou que ela escolhesse a trilha sonora do rolê. A Doutora e a Fam queriam ir para Woodstock, mas a Tardis, de pirraça, os levou para o outro lado do oceano – Londres, 1969, onde um certo Doutor e uma certa Martha Jones estão temporariamente exilados graças à ação dos Anjos. Sim, essa história se passa durante Blink!

Graham pergunta se eles não podem ir pra Woodstock e a Doutora diz que esse é o menor dos problemas deles. Ela, então, explica que uma outra versão dela está lá, exilado, sem a Tardis – que está em 2007. O Team Tardis então se separa: a Doutora vai fazer uma visita a Martha, enquanto a Fam vai seguir o Décimo.

Menina Martha está trabalhando numa loja de roupas enquanto o Décimo está tentando arrumar a máquina que faz ding para encontrar o policial Billy Shipton quando ele chegar em 1969. Marthinha está muito brava de ter que ganhar a vida e sustentar marmanjo, o que eu concordo demais com ela. A moça que trabalha com a Martha também não entende como ela mora com um Doutor e ainda assim precisa trabalhar.

Ela explica que ele não é esse tipo de Doutor. A colega, Janice, pergunta a Martha se ele sabe que ela é apaixonada por ele. Martha responde que ele é meio lerdo (N.R: I know the feeling, sista…). Nessa hora a Doutora entra na loja – e pelas reações posteriores dela, a Treze ouviu a conversa e concorda que ela/ele era lerda. A vez da venda é de Janice, mas a Doutora pede pra ser atendida por Martha e pergunta se ela viu alguma coisa estranha pela cidade; ela responde que não, mas Janice diz que as pessoas estão sumindo. Ao ir embora sem comprar nada, a Doutora se despede com um “me desculpe Martha Jones, eu realmente era cega naquela época” – o que levanta desconfianças, já que ela não se apresentou com o sobrenome.

No fim do dia, Janice diz que Martha pode ir embora que ela fecha a loja. Assim que a companion sai, Janice ouve um barulho no estoque e vai investigar. Uma mão aparece e agarra a moça…

(Um minuto de silêncio pela pobre Janice)

No fim do dia a Fam e a Doutora se reúnem de volta na Tardis para traçar os planos. Ryan pergunta se ela não deveria se lembrar dos fatos e ela explica que não é bem assim quando se cruza a própria linha do tempo. Eles decidem continuar a investigação por mais um dia, nos mesmos termos – a Doutora seguindo Martha e a Fam seguindo o Doutor.

Quando menina Martha chega para mais um dia de labuta a polícia está na porta da loja. A porta ficou aberta durante a noite e houve um assalto, mas nem sinal de Janice. Quem está esperando do outro lado da rua é a Doutora, e Martha vai lá falar com ela e perguntar quem ela é…

Martha pergunta se ela continua viajando com a Doutora, que diz que não; a próxima pergunta é a óbvia: “Oh meu Deus, eu morri, não foi?”. A Doutora deixa bem claro que Martha continua viva no futuro. As duas voltam à loja para investigar o sumiço de Janice e acabam se deparando com Autons.

Do outro lado da cidade, o Décimo continua tentando fazer a máquina que faz ding funcionar. Cansada de só ficar na tocaia, Yaz decide tomar uma atitude e vai conversar com ele, se passando por uma agente da Time Agency (N.R.: a Yaz dos quadrinhos é melhor que a Yaz da TV – pelo menos nos quadrinhos eles usam o treinamento policial dela). O Doutor pede o celular dela, que entrega de boas e é desmascarada.

Ryan e Graham se juntam a Yaz e a máquina de fazer ding enlouquece. O Doutor pede para que eles se virem com cuidado e não pisquem, já que tem um Anjo atrás deles. A Fam se apresenta como amigos do futuro, e o Décimo explica a eles quem são os Anjos. Os quatro conseguem escapar e chegar até onde a Tardis da Doutora está estacionada.

Quando o Doutor vê que a nave está remodelada ele acha ruim, e lá dentro a Tardis deixa bem claro que ouviu e dá um choque no Décimo quando ele vai mexer no console. Ele pede desculpas e usa o mesmo truque que vimos em Blink para derrotar os Anjos – desaparata a Tardis, deixando os quatro Anjos se olhando.

Enquanto isso, a Doutora e Martha estão fugindo dos Autons quando a Tardis aparece e elas correm pra dentro. E finalmente temos o encontro dos dois Doutores:

Dá pra ver ali na imagem aquele tanto de raio, né? Pois bem, a Tardis está enjoada por conta do paradoxo (achei um conceito sensacional). Eles estacionam a nave e descobrem que são duas as ameaças: os Anjos e os Autons.

“[Décimo] Autons. Não os vejo desde o dia em que eu conheci…

[Treze] Enfim, chega de reminiscências.”

Os dois continuam confabulando um modo de derrotar ambas as ameaças e chegam à conclusão de que eles precisam usar a Tardis. Martha os interrompe e mostra que eles estão cercados por Anjos. Eles voltam para dentro da nave e vão atrás da Consciência Nestene, que continua escondida no mesmo lugar onde estava em Rose.

Resumindo o plano: os Anjos seguiram os Doutores e companions até o esconderijo da Consciência Nestene e manda a poça de lava plástica pra algum outro tempo. Com só uma ameaça – e todos os Anjos juntos no mesmo lugar – a Doutora lança uma rede “cósmica” neles e os descarrega em uma galáxia inabitada.

De volta à Terra, Martha pergunta mais uma vez se a Doutora não pode levá-los de volta a 2006 e ela responde que não. Elas se despedem. É a vez dos Doutores se despedirem. “É uma pena que eu não vou lembrar disso. Ou me lembrar de você, Doutora. Mas algum dia eu serei você e isso é ainda melhor”.

De volta à Tardis, a Fam pede para voltar para casa (a esperança dura dois quadrinhos) só pra ver como estão as coisas por lá – mas o encontro com uma versão e uma companion anteriores deixam a Fam boladíssima. E quando eles voltam não é Sheffield, mas sim Londres; o céu está laranja, raios caindo e a cidade destruída – é o gancho para Alternating Current, o novo encontro entre 13th e 10th, com a ilustre presença de Rose e da família Tyler e tendo os Sea Devils como vilões. Mas essa só começa a partir de 18 de novembro.

E já que você chegou até aqui, fica o pedido: nós conseguimos que a Panini trouxesse as HQs multidoctor pro Brasil. Essa é uma HQ multidoctor. Se você puder, dê RT na #QueremosHQsDeDoctorWhoNoBrasil e nos ajude a trazer também essa pra cá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s