DALEKS! infelizmente chegou ao final. Até porque, só restaram o Imperador e o Estrategista na história, retornando ao que sobrou de Skaro. “Mais uma vez! Skaro pertence aos Daleks” – só tem vocês dois aí, amigo. Dentro da carapaça, certeza que o Estrategista deu uma revirada de olhos monstra com a empáfia do Imperador.
Mas a dupla não vai ter muito sossego. A Rainha Mechanoid e seu exército de bolinhas de Natal turbinadas com lança-chamas chegam em Skaro para cumprir a promessa de erradicar os Daleks do universo.
E aí vem aquilo que a gente não viu vindo: começa a brotar Dalek de naves do céu e de algo parecido com armazéns. A Rainha fica possessa, se perguntando como ela não tinha essas informações. Enquanto isso, é só pew pew pew e foguinho pelas ruas de Skaro: tem Drone perdendo a tampa, Mechanoid sendo explodido… nas entranhas de Skaro, a Mechanoid Cientista consegue chegar à câmara onde está o Estrategista; a Rainha chega logo depois.
” [Rainha] – Posso fazer uma pergunta?
[Estrategista] – Continue.
– Você está por trás de tudo isso.
– Isso não é uma pergunta. É uma afirmação.
– Não é? Transformar uma posição de fraqueza em uma força, fazendo o universo acreditar que os Daleks estavam acabados, nos atraindo para uma armadilha.
– Duas armadilhas. Essa é a segunda (…)”
O Estrategista explica que já que Mechanoids e a Entidades eram, ambos, inimigos dos Daleks, o mais lógico era colocar um contra o outro. A próxima jogada, obviamente, é a vitória dos Daleks. “E o Imperador leva os louros?”, cutuca a Rainha. Percebendo que pegou o ponto fraco do Estrategista, a Cientista cava mais fundo:
“Todo mundo quer alguma coisa (…). Então. O que você quer? E como nós podemos dar isso para você?”
Os Mechanoids escoltam o Estrategista até outra câmara. O Imperador vê, chama o Estrategista de traidor e manda abrir fogo contra eles. O Estrategista e a Cientista entram na câmara – e se não fosse um Dalek sem sentimento e uma bolinha de Natal senciente, eu diria que rolou um clima entre os dois desde o outro episódio. Eles chegam ao raio projetor, maior e melhor do aquele que existia em Mechanus, e abrem um portal até a dimensão da Entidade. A Cientista pergunta se ele quer que mande o Imperador pelo portal, e o Estrategista diz que precisa fazer só um ajuste: que, obviamente, não é mandar o Imperador, mas sim mandar os Mechanoids pro lado de lá.
O Imperador reencontra o Estrategista e consegue fazer um elogio ao plano deste. No meio da comemoração à la Daleks, o que resta de um Mechanoid manda um recado do lado de lá:
“Vocês não têm ideia… do que está vindo… atrás de vocês!”
Eles não sabem, mas a gente sabe: são os Honds, e a HQ Defender of the Daleks – que você pode ler a resenha das duas partes aqui e aqui.
E você, o que achou de DALEKS!? Será que, assim como eu, você também quer que a BBC faça mais episódios, mesmo fora de TLV? Ou só isso já está de bom tamanho? Conta pra gente aí nos comentários.